Permitir Cookies

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.

Imagem

Yoga no ambiente corporativo – Saiba como pode ser aplicado!

Trazer para o nosso dia a dia as boas práticas de vida saudável e não ficar esperando somente o "tempo livre" é colocar sua qualidade de vida em relevância.

No artigo passado, falamos sobre como sem perceber, nos mantemos ansiosos vivendo a velocidade dos tempos atuais e sendo arrastados pelo ritmo acelerado da internet e das redes sociais nas nossas vidas. E então, falamos também como a prática do Yoga e meditação pode ajudar no aumento da produtividade nas empresas, somado a prática de "mindfulness", que é o foco no presente.

Esse tema se estende muito além da nova vida profissional, pois as escolhas que fazemos na nossa vida pessoal irão determinar o tipo de pessoa que seremos em todos os âmbitos da nossa existência. Porém, como passamos a maior parte do nosso dia dedicados a função laboral, é nesse cenário que devemos atuar em favor da nossa evolução, e não quando estivermos fora, no nosso dito tempo livre. Como então inserir na nossa vida, práticas que nos ajudem a ter mais equilíbrio e bem-estar, mesmo estando no trabalho?

O Yoga é um exercício de interiorização, a sua prática nos convida a deixar de lado o ambiente externo e nos voltar para o nosso interior, que é onde estão todos nossos sentimentos e emoções. Nossas rotinas costumam ser atribuladas, cheias de compromissos que envolvem trabalho, filhos, atividades sociais, e no meio de tudo, fica difícil dedicar um tempo exclusivo para cuidar da nossa mente. Entretanto, mais do que nunca estamos sendo avisados, por todos os lados, sobre a importância da saúde mental aliada a saúde física, e como a prática de exercícios, yoga, meditação e alimentação balanceada estão diretamente ligadas à nossa saúde integral.

Trazer para o nosso dia a dia as boas práticas de vida saudável e não ficar esperando somente o "tempo livre" é colocar sua qualidade de vida em relevância. Para ajudar nesse sentido, a prática de Yoga foi adaptada para que as pessoas possam praticar mesmo no ambiente de trabalho, sentado na sua cadeira, dentro do intervalo ou até mesmo em horário laboral, se assim for permitido pelas normas do RH. O tempo de prática é um pouco menor do que numa prática regular, podendo ser entre 15 e 30 min, porém ainda assim traz diversos benefícios, como mais atenção, foco, tranquilidade e consequentemente mais produtividade.

O Yoga adaptado para empresas foi pensado para facilitar a prática no ambiente corporativo, sem precisar de muito espaço, roupas especiais ou tapetes. Qualquer pessoa pode fazer sentado na sua própria cadeira, ou em qualquer cadeira disponível no ambiente, podendo ser feito em grupo ou individualmente. O instrutor de Yoga vai direcionar os comandos das posturas (Asanas) e os participantes fazem as posturas de acordo com suas limitações. O mais importante é que as posturas sejam feitas de forma confortável, respeitando o tempo e a flexibilidade de cada um. Ao final da prática, ainda há um breve momento de meditação guiada para que a mente fique ainda mais relaxada.

Podemos aprender com isso que existem várias formas de alcançar uma vida mais saudável, equilibrada e em harmonia com você mesmo, deixando de lado as desculpas que costumam nos seguir. Empresas que levam essas práticas para o ambiente corporativo dá oportunidade ao seu colaborador de ser um melhor profissional para a empresa e uma melhor pessoa ao mundo!

Sobre o Autor:

Imagem

Milena Araújo

Instrutora de Yoga, com certificação internacional pelo Instituto de Kaivalyadhama (Índia), pós-graduada em Administração de empresas e formada em Turismo e Hospitalidade

  • Equipe Especializadas

    Quisque tellus risus, adipisci viverra bibendum urna.

  • Atendimento Eficiente

    Quisque tellus risus, adipisci viverra bibendum urna.

  • Comunicação Objetiva

    Quisque tellus risus, adipisci viverra bibendum urna.

  • Responsabilidade Social

    Quisque tellus risus, adipisci viverra bibendum urna.