Permitir Cookies

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.

Imagem

Tecnologia e qualidade de vida, como elas se conectam?

Relacionamento com outras pessoas é o que nos fez chegar até aqui enquanto civilização

Hoje vamos falar sobre como a tecnologia está diretamente ligada com a nossa qualidade de vida e quais são os impactos dos novos hábitos adquiridos na atualidade na forma como vivemos e nos comportamos! As máquinas vão falar por nós ou ainda temos nossa própria voz?

O avanço da tecnologia trouxe sem dúvidas grandes benefícios em vários setores, como por exemplo na área da saúde, nos negócios, no comércio, nas indústrias e também nas nossas relações sociais. Podemos ver remédios, vacinas e curas sendo desenvolvidas a passos largos, antes nunca dados, o mundo corporativo perdeu as barreiras territoriais e negociar com Nova York, Londres, Nova Deli é só uma questão de conexão e comunicação. Porém, quando a tecnologia chega em nossos círculos sociais e começa a mudar a forma como eu enquanto individuo me relaciono com outras pessoas e com o mundo, devemos levar nossa atenção para o quanto esses novos hábitos impactam a nossa qualidade de vida.

Somos humanos, vamos além de ser uma composição de células e tecidos, somos cérebros pensantes e coração pulsante, cheios de sentimentos e emoções. Estar em sociedade, viver em conjunto, nos relacionar com outras pessoas é o que nos fez chegar até aqui enquanto civilização. Nenhum homem é uma ilha (No Man Is an Island, Donne John), diz essa frase famosa num livro publicado em 1624. Todo homem é parte de algo maior, como um pedaço de continente que faz parte de um todo. Com o avanço da tecnologia, trocamos as rodas de bate papo pelas redes sociais. Ficamos viciados em estar conectados e temos o impulso de saber o que está acontecendo a cada minuto, em qualquer lugar. Na rede, voltamos nossos olhos para o que acontece lá fora e esquecemos de perceber o que se passa aqui dentro, de como estamos nos sentindo e sobre o que é verdadeiramente meu e não sugestão artificial de um algoritmo. Não é que não se possa mais acessar as redes sociais, é sobre parar para prestar atenção no que estou fazendo com ela e como isso está afetando a minha qualidade de vida. Geralmente quando ficamos conectados por muito tempo em algum tipo de tela, estamos quase sempre parados, absorvidos pelos conteúdos e nossa ansiedade tende a aumentar diante de tantas opções que temos para escolher, logo ali no alcance de nossas mãos.

Passar um tempo de qualidade com nossa família, amigos e pets de forma presencial sempre que possível é algo que nenhum algoritmo ou avanço tecnológico vai ser capaz de substituir. Elaborar seus pensamentos e sentimentos, se expressar através da arte, ser criativo a sua maneira, preservar e estar em contato com a natureza é algo tipicamente humano que nos dá uma sensação de pertencimento, basicamente porque nos é intrínseco. O nosso corpo enquanto condição de máquina que tem tempo finito, deve estar sempre em movimento para prolongar a sua vida útil. Ele não foi feito para ficar parado, por isso exercícios físicos, caminhadas, prática de esportes e alongamentos combinados com uma nutrição saudável é receita para viver bem, o máximo de tempo possível.

Sobre o Autor:

Imagem

Milena Araújo

Instrutora de Yoga, com certificação internacional pelo Instituto de Kaivalyadhama (Índia), Terapeuta transpessoal sistêmica, pós-graduada em Administração de empresas e formada em Turismo e Hospitalidade

  • Equipe Especializadas

    Quisque tellus risus, adipisci viverra bibendum urna.

  • Atendimento Eficiente

    Quisque tellus risus, adipisci viverra bibendum urna.

  • Comunicação Objetiva

    Quisque tellus risus, adipisci viverra bibendum urna.

  • Responsabilidade Social

    Quisque tellus risus, adipisci viverra bibendum urna.