Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.
Você sabe o mínimo que precisa para manter sua empresa ou ao menos sabe se tem lucro ou prejuízo? O quanto é necessário à entrada de dinheiro com as vendas para pagar os totais de gastos?
Você sabe o mínimo que precisa para manter sua empresa ou ao menos sabe se tem lucro ou prejuízo?
Saber o mínimo de faturamento vai garantir que sua empresa continue em operação, o quanto é necessário à entrada de dinheiro com as vendas para pagar os totais de gastos, sendo variáveis e fixos, como exemplo; gastos com insumos, comissões, combustível, energia, folha de pagamento, aluguel, impostos, gastos financeiros e mais um monte de contas que a empresa precisa arcar.
Vamos para o exemplo de um cálculo simples, porém extremamente importante para sabermos o faturamento mínimo mensal da empresa, que muitos chamam do “zero a zero”.
Antes mesmo da realização do cálculo do PONTO DE EQUILÍBRIO OPERACIONAL precisamos conhecer os seguintes fatores:
GASTOS FIXOS
Todos os gastos que você tem vendendo ou não o produto, realizando ou não o serviço, por exemplo: aluguel, salário de funcionários, água, luz, materiais de limpeza e escritório, segurança, manutenção, gás, entre outros.
Os gastos que são diretamente relacionados com as vendas não entram neste fator, como comissões de vendedores, a compra de insumos, impostos sobre vendas, estes fazem parte do preço de venda.
MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO
A margem é o valor (que pode ser em percentual) de ganho bruto, muito utilizada para a formação de preços de venda do produto. Aqui você vai relacionar os impostos sobre vendas, os insumos para produção ou compra de produtos para revenda, comissões de vendedores e redução do preço de venda do produto.
LOJA DE BOLOS ARTESANAIS.
Relação de todos dos gastos totais da empresa.
Sabendo o preço de venda do bolo, calculamos a Margem de Contribuição = Preço de Venda – Gastos Variáveis
Agora podemos calcular o Ponto de Equilíbrio Operacional (PEO), ou seja, o quanto precisamos vender ou faturar para manter o negócio.
fazendo a divisão teremos,
são necessários a venda e produção de 124 bolos para manter a empresa no “zero a zero”, já que já não é possível produzir 123,64 unidades de bolos. Para sabermos se o faturamento mensal é suficiente para pagar todos os gastos, basta multiplicar a quantidade de bolos pelo preço de venda. O faturamento mínimo mensal é de 124 multiplicado por R$ 60,00, teremos como resultado R$ 7.440,00.
Existem algumas soluções caso o número for elevado de vendas. A primeira é a redução dos gastos fixos, por isso o empresário (a) precisa está constantemente atento para redução de desperdícios.
Assim, entende-se que sem as informações dos gastos fixos e variáveis, não é possível a melhoria contínua das operações e assertividade no preço de venda para tornar-se mais competitivo.
Equipe Especializadas
Atendimento Eficiente
Comunicação Objetiva
Responsabilidade Social