Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.
Com uma respiração consciente, também é possível manter o equilíbrio do corpo
Podemos dizer que se estamos vivos é porque estamos respirando!
Respirar é um mecanismo automático que nosso corpo tem para receber oxigênio e devolver gás carbônico, nos mantendo vivos.
A respiração é parte funcional do nosso organismo e tem papel fundamental nas nossas vidas, mas o que nem sempre percebemos, é como a respiração pode afetar diretamente em nossa qualidade de vida, nosso humor e até na regulação do nosso stress.
Como fazemos de forma automática, sem ao mesmo perceber a forma que estamos respirando, nossa respiração tende a ser incompleta, sendo percebida apenas na parte superior toráxica do nosso corpo. Nos momentos de stress ou agitação podemos notar que respiramos de forma rápida, curta, e assim, o cérebro não recebe a quantidade de oxigênio necessária para funcionar direito e não conseguimos raciocinar de forma adequada a enxergar uma solução, seja qual for o nosso problema ou inquietação.
Uma vez que nos concentramos na nossa respiração e começamos a respirar de forma consciente, tendemos a encher nossos pulmões em sua total capacidade, fazendo com que nosso cérebro receba uma quantidade maior de oxigênio e comece a funcionar melhor, emitindo sinais para todo nosso corpo de que está tudo bem!
Logo, podemos entender o porquê nossa respiração está diretamente ligada à nossa qualidade de vida e a nossa saúde física e emocional. Quando respiramos de forma completa, quase que de imediato sentimos um bem-estar e uma calma pois o nosso cérebro entende que nosso corpo está funcionando como deveria. Ao respirar consciente, estamos levando nosso foco e atenção para a respiração, treinando a mente a estar no presente, diminuindo assim a ansiedade e o stress.
Na correria do nosso dia a dia, se nossa escolha é ter uma vida com mais equilíbrio e qualidade, devemos parar para perceber como está nossa respiração em alguns momentos. Seja no trabalho, em casa ou no trânsito, leve sua atenção para a sua respiração, veja como se move o seu abdômen ou o seu tórax. Se sentir que a respiração está muito curta, comece a inspirar de forma mais longa pelo nariz e depois expire o ar também pelo nariz aos poucos, de forma lenta. Um bom exercício é contar pelo menos 3 segundos ao inspirar e o dobro para expirar! Repita essa respiração longa por pelo menos 3 vezes e perceba como irá se sentir ao finalizar.
Qualidade de vida tem quem consegue respirar bem!
Equipe Especializadas
Atendimento Eficiente
Comunicação Objetiva
Responsabilidade Social