Permitir Cookies

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.

Imagem

Microfisioterapia: Saúde Física e Emocional

Os impactos que uma mente desorganizada podem gerar na vida de cada um, interferindo no seu bem-estar físico e emocional!

Ao abordar a máxima sobre: “mente sã e corpo são”, convido vocês a pensarem sobre a importância que devemos dar aos mínimos detalhes de nossas vidas para termos resultados mais positivos e promissores em todos os âmbitos dela. Os impactos que uma mente “desorganizada” podem “gerar” na vida de cada um, interferindo no seu bem-estar físico e emocional; e consequentemente, em sua produtividade, estão inteiramente ligadas à forma como prestamos atenção as “mudanças” de temperamento e emoções que passamos no nosso dia a dia e o quão estamos atentos a perceber a hora de procuramos ajuda especializada.

Cada ser humano é único e vive as perdas, frustrações, rejeições e dores a seu modo. Uns conseguem superar, outros acabam permitindo que esses sentimentos atinjam o organismo. Entender e saber o que causou a doença é o melhor caminho para superá-la. Cada momento da sua vida fica registrado no seu corpo. Problemas de saúde podem estar relacionados a estes registros. Conheça os sinais do seu corpo e perceba o momento certo de procurar ajuda. A microfisioterapia pode ajudar a entender e tratar os sinais e sintomas que ele apresenta.

A microfisioterapia é uma técnica que identifica no corpo as marcas que ficaram de situações não extravasadas. Essas marcas se apresentam como “cicatrizes patogênicas”, que podem acabar desencadeando doenças, como: a depressão, a ansiedade e inúmeras outras que tem sua origem no campo psicossomático e emocional. Quando a causa primária é identificada, o corpo consegue trabalhar aquela situação, ela deixa de ser traumática e a vitalidade do corpo e da mente retornam.

A técnica é francesa e vem mostrando resultados excepcionais desde que foi criada, na década de 80. Utiliza princípio semelhante à acupuntura e busca a autocura do organismo pela identificação da situação que causou a agressão. Trata-se de uma técnica de terapia manual que, com um toque sutil, visa tratar a causa da doença e não apenas seu sintoma. Através dela é possível mapear o corpo identificando os pontos de bloqueio que podem ser os causadores dessas dores físicas e/ou emocionais. Isso é possível porque nosso organismo tem uma memória própria, que é construída através de micromovimentos imperceptíveis dos nossos órgãos e células, podendo assim ajudar a entender e tratar os sinais e sintomas físicos e emocionais que se apresentam.

Ao falarmos de bem-estar organizacional, logo nos vem à cabeça a ideia de ambiente saudável, ético, transparente e que valorize as diferenças das pessoas. Sendo bastante importante que as empresas hoje, mais do que nunca, construam e efetivem ações de políticas organizacionais direcionadas a saúde física, mental e financeira dos seus colaboradores.

Visto que, há tempos observamos doenças psicossomáticas invadindo as organizações com números crescentes e assustadores de colaboradores afetados. E com a pandemia, esse cenário foi ainda mais agravado, onde pesquisas apontam que muitos trabalhadores, nos mais diversos segmentos, estão com sintomas de burnout; onde a inserção do trabalho remoto e o clima comum de “insegurança” gerada pela situação aumentou ainda mais os sintomas de ansiedade. Tornou-se primordial que as organizações ofereçam um ambiente saudável para os seus colaboradores, priorizando o seu bem-estar como um todo. Sendo necessário que as empresas entendam o papel fundamental que possuem para a melhoria e manutenção do bem-estar dos mesmos e, consequentemente, da sociedade.”

Áreas específicas de gestão de pessoas deveriam atuar de maneira “humana” e “preventiva”, administrando o presente; porém com o olhar no futuro da organização. Evitando-se assim, impactos: implícitos e explícitos, desastrosos ao negócio. Daí a necessidade de as empresas entenderem e apoiarem seus colaboradores na busca do seu autocuidado físico e mental. Pois, quando nos "cuidamos" estamos "abrindo as portas" para que todos os aspectos da vida melhorem. Mente e corpo sadios são primordiais para uma vida mais produtiva e feliz!

Sobre o Autor:

Imagem

Drª. Luciana D' Lima França

Fisioterapeuta, MBA em Gestão de Saúde, Atuação em Fisioterapia Integrativa, Microfisioterapia e Pilates. Terapias complementares: Aromaterapia, Reiki e Mandalas Terapêuticas

  • Equipe Especializadas

    Quisque tellus risus, adipisci viverra bibendum urna.

  • Atendimento Eficiente

    Quisque tellus risus, adipisci viverra bibendum urna.

  • Comunicação Objetiva

    Quisque tellus risus, adipisci viverra bibendum urna.

  • Responsabilidade Social

    Quisque tellus risus, adipisci viverra bibendum urna.