Permitir Cookies

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.

Imagem

Líderes incríveis

É papel do líder, e deve ser seu foco, ajudar a evidenciar as virtudes que cada liderado tem e também deixar claro quais precisam ser desenvolvidas

“Você deve ser a mudança que deseja ver no mundo.”

Mahatma Gandhi

Para início de conversa e simplificar o assunto sobre liderança, eu creio que todo líder deve ter clareza, porque apenas boa vontade, sem clareza interior, normalmente, nos leva a realizar péssimas decisões e a resultados desastrosos.

Essa clareza de visão para aonde se está indo e qual o propósito é fundamental. O propósito deve ser convertido em objetivos e os objetivos em metas mensuráveis e tangíveis. É importante também que tais metas devam ser expressas em passos. O liderado deve enxergar que cada um dos passos a ser dado é para cumprir, por conseguinte um objetivo, e, assim, estar alinhado com o seu propósito.

O propósito é o porquê de estarmos cumprindo metas e atingindo objetivos. Essa razão é muito importante e deve ser sempre lembrada para dar sentido a todas as atividades envolvidas.

O líder deve ter consciência do que as pessoas esperam dele. Quais expectativas têm e se estas definem, em linhas gerais, o papel que ele deve cumprir. É simples de se pensar: o que você espera de um piloto de avião? Naturalmente, pensamos em determinados comportamentos positivos, funções bem desempenhadas e habilidades assertivas. Se espera eficiência? Claro que sim. Se espera educação no trato com as pessoas e autocontrole em situações complicadas? Claro que sim. Se espera que cumpra suas tarefas e funções como piloto com maestria? Claro que sim.

Se cada dirigente seja político, seja empresário, se fizesse essa pergunta com humildade, encontraria o “avatar”, a “persona” que ele deveria ser para os seus liderados. Isso, de certa forma, delimitaria o comportamento e o caminho (quem você precisa ser, o que precisa aprender e o que tem que fazer) a ser seguindo para exercer bem o papel em sua oportunidade de condução como líder.

Um líder é aquele que é seguido voluntariamente, porque todos percebem nele uma clareza no caminhar e na sua capacidade de orientar. O líder é alguém que faz a diferença na vida das pessoas e não apenas um sujeito que ocupa um cargo de liderança. O segundo aspecto que todo líder deve desenvolver é a capacidade de comunicar, com clareza, a sua visão. Sem essa capacidade desenvolvida, o líder não será hábil em aglutinar pessoas afins para a realização do objetivo e da visão. É importante frisar que nenhum líder é capaz de realizar uma grande visão sozinho. Ele precisa de pessoas juntas a ele que compreendam claramente o que deve ser feito.

Outra grande verdade, muitas vezes repetida oralmente, mas pouquíssimas vezes praticada, é a de que o líder lidera pelo exemplo. Quanto mais alta for a posição desta figura de referência, maior será a influência do exemplo que ele transmite, seja exemplo bom, seja ruim. Daí, a importância da séria reflexão e conscientização por parte daqueles que assumem posições de liderança a respeito dos cuidados que precisam ter com tudo que fazem e falam, pois o líder sempre é um professor.

O líder deve esforçar-se com afinco e cotidianamente para ter uma conduta exemplar e a isso chamamos de “liderança moral”. O sábio chinês Confúcio nos ensinou: “O líder deve se envergonhar se suas palavras forem melhores que suas ações”.

O líder e o planejamento

“Antes de começar, é preciso um plano, e depois de planejar é preciso execução imediata”.

Sêneca

Um bom líder deve estar sempre olhando para o futuro e deve se perguntar sempre sobre o que vem pela frente. É também um exercício de imaginação que o fará um visionário. Observar as tendências das possíveis mudanças e colocar toda sua equipe olhando para o horizonte e caminhando a serviço do propósito.

Uma vez alcançada a meta, indicar uma seguinte a ser cumprida e assim sucessivamente. O líder deve se orgulhar do que já foi realizado e conquistado, mas não deve se apaixonar pelos feitos passados. Deve se perguntar sempre sobre o que precisa melhorar, o que ainda precisa ser feito.

Com a visão clara do que precisa ser feito, o líder deve se ocupar do planejamento – função fundamental da liderança. A capacidade de planejar é uma habilidade mental a ser desenvolvida e aprimorada. A metáfora da construção de uma casa nos ilustra neste entendimento acerca da importância do planejamento. Se alguém reunir os materiais de qualquer maneira e se colocar em ação, construindo uma casa sem um projeto, é certo que não fará algo bem feito ou muito provavelmente parará sem concluir a meta. Para tudo, há um processo sequenciado. Se mover atacando uma tarefa fora da sequência, ou seja, fora de hora, pelo lado errado, é desperdiçar tempo, energia, dinheiro e recursos em geral. Há um ditado que diz que: “a maioria das pessoas não planeja fracassar. Fracassa por não planejar”.

Um líder inclui, no planejamento, os erros do passado, não só os seus, mas dos que antecederam e em todas áreas. Só para citar um exemplo de passagem, temos o caso da empresa canadense BlackBerry, que cometeu o erro em não acreditar que as pessoas usariam aplicativos, e perdeu muito mercado para a concorrente Apple, quando está lançou o smartphone com aplicativos. A falta de flexibilidade da BlackBerry lhe custou caro. Daí, tiramos também a lição de que todo planejamento não deve ser rígido. A flexibilidade é fundamental.

Recentemente, vivemos uma crise sanitária em virtude do novo coronavírus. Quantas empresas e organizações começaram o ano 2020 com um planejamento de curto, médio e longo prazo, e todas foram obrigadas a rever seus planejamentos? As organizações que forem mais flexíveis, certamente, terão mais chance de superar a crise. A flexibilidade é fundamental no planejamento e na execução.

O líder entusiasta

“Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros. É a única”.

Albert Schweizer

Como o líder é um condutor de seus seguidores, é um inspirador dos outros, como ele poderia fazer isso se não tivesse entusiasmo? Um líder deve ser entusiasmado com o propósito a tal ponto que os liderados sintam vontade em segui-lo. O entusiasmo é contagioso. O líder dotado de entusiasmo, por meio de suas palavras e ações, é capaz de infundir nos liderados a mesma motivação que sente para realizar o seu propósito.

Você seguiria alguém que não sente confiança em si mesmo e que não demonstre uma certeza e uma motivação em fazer algo? Claro que não, não é verdade?

O líder é um entusiasta da visão de futuro, um entusiasta dos caminhos para se alcançar os objetivos, um entusiasta do trabalho em equipe, um entusiasta por encontrar soluções aos desafios, por ver as pessoas crescerem e se desenvolverem a cada dia. Um entusiasta em aprender, um entusiasta em fazer o máximo para superar os obstáculos. E é esse entusiasmo que magicamente une as pessoas em torno de uma ideia em comum.

O entusiasmo torna o líder parecido com o artista. Um artista entusiasmado com sua obra se esquece de comer, não vê o tempo passar, se entrega por inteiro à sua obra até vê-la concluída - há histórias de que Michelangelo Buonarroti atuava assim. O líder está de corpo e alma naquilo que faz. Assim, o líder entusiasta se entrega de coração ao seu trabalho e isso faz dele um exemplo para todos.

Quem não quer se sentir assim? Na verdade, ninguém consegue ficar indiferente a alguém que tem uma verdadeira paixão pelo que faz, porque, no fundo, todos desejam sentir o mesmo com relação a alguma coisa. Com coragem, segurança e certeza, ou seja, sem hesitação e sem medo. Além disso, geralmente, as pessoas precisam ser encorajadas e motivadas, só que muitas ainda não aprenderam a fazer isso sozinhas.

A palavra “entusiasmo” vem do grego enthousiasmos, que significa “estar possuído por um deus. Ter deus dentro”.

Um verdadeiro líder nunca se cansa. Ele toma os devidos cuidados para se manter sempre altivo e em ação, pois sabe que é exemplo para muitos e que se ele decai, inevitavelmente, os outros também se abalarão. O líder busca a contínua dinamicidade, do grego dynamis, isto é, “poder”, de dynasthai, “ser capaz, ter poder, ser forte o suficiente”.

“Se as pessoas soubessem o quão duramente eu trabalhei para obter a minha habilidade, ela não pareceria tão maravilhosa depois de tudo."

Michelangelo Buonarroti.

Como a comunicação forma um líder?

Quando você se esforça na sua comunicação, buscando a melhor maneira de expressar suas ideias, emoções e conceitos, e ao estar concentrado no que o interlocutor fala, algo mágico acontece: naturalmente e por consequência, você começa a trabalhar em si a virtude da autoliderança. Isso mesmo! Você começa a se desenvolver ainda mais como líder. Isso se deve à autoconsciência no processo de comunicação.

O autocontrole ativa o seu SER. Isso faz emergir do SER o seu melhor, quem realmente SOMOS, com todas as forças interiores que não só nos presentifica no mundo, como também traz algo que é só nosso para o mundo, e isso só gera benefícios à nossa volta. A ativação do SER gera a conexão entre ideias e entre pessoas.

O sucesso do líder tem a ver com quem ele é, com a maneira que ele expressa o que sabe por meio da comunicação. Vale lembrar que a comunicação vai além do que é falado por palavras, estendendo-se aos nossos comportamentos e decisões. Tudo isso diz muito sobre quem é a pessoa, quem é o líder.

A comunicação revela todo o potencial que a pessoa líder traz consigo. Sendo a comunicação o canal genuíno de expressão autêntica do nosso SER. Esse potencial que todos temos não tem valor até que ele seja compartilhado. Quando essa transferência de conhecimento, conceitos, ideias não é feito, desperdiçamos, não só o potencial, mas a oportunidade e o tempo.

Para que isso aconteça, precisamos de coragem à medida que somos abertos e autênticos. A coragem de se expor. É uma tarefa desafiadora, porque, às vezes, é uma porta de entrada para as críticas. Sendo assim, o líder não pode ter o forte desejo de ser aceito, porque, no fundo, isso é uma expressão, não só de carência, como também de vaidade. O líder precisa aprender o caminho para se superar a si mesmo, vencer a si mesmo internamente e ele precisa ter critérios justos e claros para se expressar, mas sem ser demasiadamente dependente da aceitação do outro e de sua respectiva opinião. Por outro lado, sem essa abertura para se expressar, nós não nos tornamos um líder confiável.

Por meio de seu exemplo, o líder abre a possibilidade das outras pessoas com quem trabalha a se expressarem com confiança e naturalidade, agregando valor à equipe. Este comportamento em cadeia propicia ao líder descobrir o quanto essas pessoas são especiais, ao dar voz a elas e participação na construção de um mundo que vale a pena viver e participar.

Este acontecimento, inexoravelmente, despertará a admiração das pessoas pelo líder. O conhecimento será compartilhado com fluidez e os laços de confiança no relacionamento nascerão e se desenvolverão dando surgimento a equipes vencedoras.

O líder deve saber, neste momento, demonstrar também admiração e gratidão à sua equipe, reconhecendo o excelente trabalho que estão fazendo. Isso é o chamado “feedback de apreciação”. Além do elogio, é dever do líder recompensar seu time, uma vez que nem todos os integrantes da equipe validam ou valorizam apenas palavras.

Para alguns, o elogio por palavras é suficiente, para outros, o reconhecimento deve vir de diferentes maneiras, já que suas percepções se diferem. O líder deve ser perspicaz a fim de perceber que as pessoas são distintas nas formas de reação ao mesmo estímulo.

O líder também deve aprender sobre a natureza humana e as suas necessidades, sonhos e expectativas. Ele deve ainda atinar quanto às carências de cada um de seus liderados, e ser sensível e proativo a ponto de encontrar uma maneira de atendê-los em suas expectativas, anseios, preocupações, problemas e medos individuais. Um bom exemplo disso pode ser visto na série do Netflix, Mr. Selfridge, o empresário em questão tem a habilidade de atender e desenvolver cada membro de sua equipe.

Outra forma do líder dar um feedback é propiciando desafios aos seus liderados como uma forma de gerar autonomia a eles e de demonstrar confiança. As pessoas em uma equipe tendem a cumprir um papel quando o líder tem uma expectativa sobre ela. Muitas vezes, o liderado não sabe de sua capacidade e, uma vez diante do desafio, muitas vezes não tem a consciência de que este desafio é uma oportunidade para que reconheça as suas forças no “campo de prova”.

O liderando não sabe que está sendo provado para que se desenvolva e descubra o quão capaz ele é. O líder, portanto, é capaz de desenvolver no outro o sentimento de autoeficácia. Um líder, ao desenvolver pessoas, muda suas vidas, levando-as a se descobrirem, deixando aflorar todo o seu potencial.

É papel do líder, e deve ser seu foco, ajudar a evidenciar as virtudes que cada liderado tem e também deixar claro quais precisam ser desenvolvidas, quais precisam ser aprendidas, a fim de que cada um venha a ser um ser humano melhor e consequentemente traga cada vez melhores contribuições para a organização e para o mundo.

Um bom líder também sabe dar bons conselhos, todos baseados em sua experiência. Conselhos que vão além da esfera de vida profissional e do trabalho do liderado, mostrando a ele que há cumplicidade, parceria, cuidado e carinho.

Líderes também devem ser otimistas e dar esperança às pessoas, inspirando-as a avançar, acreditando que todas as dificuldades podem ser superadas e os objetivos alcançados, como ensinava Xenofonte (435–355a.C), ao nos mostrar que esse é o caminho da evolução individual e coletiva e que isto é o propósito comum a todos: evoluir sempre!

Concluo dizendo que o mundo precisa de líderes, e eles estão em falta. É uma necessidade real, absoluta e urgente. Precisamos assegurar que nosso país e o mundo tenham bons líderes direcionados para o bem comum, e isso não vai acontecer se agora não for feito algum movimento por cada um de nós a esse respeito.

Somos, sim capazes, ainda que por singelas ações, contribuir para que não seja apenas um sonho de melhores dias. Então, seja um bom líder, porque 85% das pessoas deixam os chefes e não as empresas em que trabalham. A melhor maneira de reter talentos é ser um líder incrível.

Sobre o Autor:

Imagem

Erick Barcelos

Especialista em Comunicação e Oratória. Ajuda na maximização de resultados de vendas, liderança, engajamento de times por meio de mentoria, palesras, consultoria, treinamentos, coaching e workshops. Com mais de 40.000 horas de treinamentos, 3500 horas de consultoria já formou mais de 15000 pessoas em Desenvolvimento na Comunicação, Oratória. É Master Coach Trainer com formação pela TIGI (The Inner Game Institute, by Timothy Gallwey, o precursor do coaching), Líder Coach, Life & Professional Coach pela Brascoaching, Personal & Professional Coach e Positive Psychology Coaching pela SBC ( Sociedade Brasiliera de Coaching, dentre outras, filósofo da Nova Acrópole, Organização Internacional de Estudos Filosóficos, Voluntariado e Cultura, com especialização em Recursos humanos

  • Equipe Especializadas

    Quisque tellus risus, adipisci viverra bibendum urna.

  • Atendimento Eficiente

    Quisque tellus risus, adipisci viverra bibendum urna.

  • Comunicação Objetiva

    Quisque tellus risus, adipisci viverra bibendum urna.

  • Responsabilidade Social

    Quisque tellus risus, adipisci viverra bibendum urna.