Permitir Cookies

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.

Imagem

Home Office: Redução ou aumento de stress?

Apesar do Home Office ser um modelo adotado por algumas empresas e específicos tipos de cargo já há muitos anos, foi durante o período de pandemia que muitas empresas tiveram que adotar esse modelo incomum, praticamente como sendo a única maneira de continuar a prestar os seus serviços.

Empresas que nunca antes havia pensado em mandar seus funcionários a trabalharem em casa, se viram forçadas a abrir mão do convencional para poder continuar mantendo o seu funcionamento. Porém, será que se levou em consideração os impactos causados aos funcionários e em como os afetaria na sua qualidade de vida e produtividade?

À primeira vista, trabalhar em casa pode parecer muito confortável e animador, só de pensar em acordar e não ter que ter a pressa habitual da preparação diária e corrida entre café da manhã até chegar ao trânsito engarrafado, para algum tempo depois se chegar na empresa. O que não se percebeu logo de imediato, foi que tornar a sua casa em um ambiente de trabalho e levar consigo todas as demandas, preocupações, prazos e pressões, poderia gerar muito desconforto na sua rotina e no equilíbrio entre vida pessoal X profissional.

Com o tempo, muitas pessoas que passaram a trabalhar dentro de casa, podem começar a perceber aumento no stress e na ansiedade devido a união do espaço de trabalho com o espaço de descanso e lazer, não conseguindo fazer a separação entre ambos. O mesmo ambiente de demandas e produtividade, virou o mesmo lugar onde antes era somente de bem-estar e recomposição, fazendo com que esses trabalhadores não conseguissem ter o momento de descanso devido, diminuindo assim o índice de produtividade e aumentando o stress. O que fazer então nessa situação?

Mais do que nunca, esses trabalhadores devem levar em consideração a grande importância de buscar meios de desaceleração para que possam assim encontrar um equilíbrio entre trabalhar e descansar, mesmo se o trabalho ainda seja em Home Office. Escolher um local claro e ventilado para ser o seu escritório em casa, fazer pequenas pausas entre uma atividade e outra, alongar o corpo e até mesmo praticar a respiração consciente por alguns minutos ao longo do seu dia, são dicas super importantes e que podem fazer toda diferença no seu dia a dia. A pausa para a refeição também não deve ser anulada a fim de adiantar algum trabalho, assim como o final do expediente também deve ser respeitado, todos os dias.

Encontrar um equilíbrio entre trabalho e descanso é uma busca incessante que devemos ter e devemos nos lembrar também da importância de inserir a prática de atividades físicas regulares e alimentação saudável em nossas vidas. Essa é uma chave que pode garantir o sucesso e harmonia em levar o seu escritório para dentro de casa!

Sobre o Autor:

Imagem

Milena Araújo

Instrutora de Yoga, com certificação internacional pelo Instituto de Kaivalyadhama (Índia), Terapeuta transpessoal sistêmica, pós-graduada em Administração de empresas e formada em Turismo e Hospitalidade

  • Equipe Especializadas

    Quisque tellus risus, adipisci viverra bibendum urna.

  • Atendimento Eficiente

    Quisque tellus risus, adipisci viverra bibendum urna.

  • Comunicação Objetiva

    Quisque tellus risus, adipisci viverra bibendum urna.

  • Responsabilidade Social

    Quisque tellus risus, adipisci viverra bibendum urna.