Permitir Cookies

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.

Imagem

Hidratação e atividade cerebral: Como a correta hidratação pode melhorar seu desempenho no trabalho.

Trabalhar muito e produzir pouco, estudar muito e aprender pouco, pode ser um sintoma de letargia mental por hipoidratação

A água é tão essencial para seu objetivo (seja ele qual for) quanto oxigênio é para vida.

Se você fica sem respirar por muito tempo o mínimo que acontece é a perda da consciência… Se você não se hidrata corretamente o mínimo que acontece é não atingir os resultados que busca… Emagrecer, ganhar massa muscular, melhorar o desempenho esportivo, ter saúde; tudo isso depende diretamente de um bom estado de hidratação!

Mas de todos os sintomas da má hidratação tem um que realmente interessa a qualquer pessoa, a redução da capacidade de funcionamento do cérebro.

Pois é, quando ocorre uma redução da quantidade ideal de água no corpo o cérebro tende a responder a qualquer estimulo de forma mais letárgica, parece que o pensamento demora um pouco mais para vir a mente, um tipo de "delay".

Sabe quando um colega de trabalho pergunta algo para você (algo corriqueiro, que você poderia responder mesmo sem pensar) e parece que o seu cérebro demora alguns segundos a mais entender a pergunta… Pois é, esse pode ser um sintoma de letargia mental por hipoidratação, ou seja, falta de água.

E nesse caso a consequência é muito clara, se existe letargia no funcionamento do cérebro é comum que o desempenho cognitivo fique reduzido. Seja no trabalho, estudos, ou mesmo em momentos de lazer, estar com o cérebro ativo, plenamente funcionante permite a vivência plena do momento.

Imagina trabalhar muito e produzir pouco, estudar muito e aprender pouco, imagina chegar em algum lugar para se divertir já se sentindo cansado, lento…

O lado bom desse nosso papo aqui é apenas um: é muito simples evitar que isso aconteça, basta se hidratar corretamente.

O consumo ideal de água por dia é de pelo menos 30 ml para cada quilo de peso corporal. Por exemplo, se você pesa 74 kg, basta multiplicar 74 x 30 = 2220ml. Nesse caso essa pessoa tem que beber diariamente pelo menos 2,2 litros de água ao longo de todo o dia.

Uma outra dica bacana é tentar fracionar essa quantidade ao longo de todo o dia, e evitar grandes volumes de água de uma única vez.

Sobre o Autor:

Imagem

João Paulo Mendes

Formado em Nutrição pela UFBA e Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva pelo IPGS-RS. Atualmente, dedica-se ao atendimento clínico de atletas e esportistas, além de pessoas com interesse em cuidar da saúde e da estética. Atua também como professor universitário em cursos de Nutrição e Educação Física em todo o Brasil, e como professor de cursos de Especialização também por todo país. Realiza trabalho de Consultoria Nutricional Esportiva com empresas relacionadas ao esporte e suplementação, visando o desenvolvimento de novos produtos, treinamento de equipes e planejamento nutricional de grupos de atletas

  • Equipe Especializadas

    Quisque tellus risus, adipisci viverra bibendum urna.

  • Atendimento Eficiente

    Quisque tellus risus, adipisci viverra bibendum urna.

  • Comunicação Objetiva

    Quisque tellus risus, adipisci viverra bibendum urna.

  • Responsabilidade Social

    Quisque tellus risus, adipisci viverra bibendum urna.