Permitir Cookies

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.

Imagem

Eficiência Energética: uma alternativa para reduzir os custos com o gasto de energia

A eficiência energética parte do princípio básico de melhor utilização do recurso energético, como uma ferramenta eficaz para gerar redução do desperdício de energia em todos os ambientes.

A eficiência energética consiste em uma alternativa, de baixo custo, que viabiliza maior consciência na utilização da energia, em todos os ambientes, e consequentemente, possibilita a diminuição dos custos com esse serviço que é necessário a todos os tipos de consumidores, mas que vem gerando impactos significativos nas finanças dos mesmos. Visto que, os recorrentes aumentos praticados pelas operadoras de energia elétrica no Brasil têm impactado diretamente no funcionamento de vários imóveis, sejam eles domésticos ou coorporativos.

Porém, mesmo sendo uma ferramenta acessível, ainda é pouco utilizada tanto nos lares quanto nos comércios. Muito disso é decorrente da falta de informação das pessoas sobre o assunto. Daí a necessidade de maior acesso a informação sobre um tema que pode trazer enormes benefícios à diversas pessoas. Para tanto, é necessário apenas a orientação de um profissional habilitado para identificar os pontos de energia que possuem uso excessivo e/ou desnecessário nos ambientes. O olhar “aguçado” desse profissional poderá resultar em dicas preciosas que irão valer efetivamente na redução do consumo exacerbado de energia elétrica nos diversos tipos de ambientes e que resultarão em economia efetiva no gasto com a conta de luz.

É importante entender que a eficiência energética parte do princípio básico de melhor utilização do recurso energético, como uma ferramenta eficaz para gerar redução do desperdício de energia em todos os ambientes. Parte do pressuposto que às vezes algumas alterações básicas, sobre: o tipo de lâmpada, o tipo de luminária, a altura que elas são posicionadas, podem servir como exemplo de coisas simples que os imóveis possuem, mas que mal escolhidos ou posicionados podem onerar a sua conta. Dentre outros exemplos, temos os aparelhos que ficam ligados em modo stand bye que gastam energia desnecessariamente quando não estão sendo utilizados; como também, as fiações antigas e/ou danificadas que acabam tendo muitas perdas de energia durante a sua transmissão e distribuição. Esses são alguns dos inúmeros outros exemplos que podem ser dados e interferem diretamente no gasto de energia de qualquer cidadão, seja ele um empreendedor ou não.

Diante de tudo que já foi exposto até então, o que fica evidente é o quanto ações simples podem trazer economias enormes para aqueles que as praticam. O importante é entender que economizar no gasto de energia é algo viável e que precisa apenas de um olhar mais atencioso sobre os ambientes que frequenta. O simples desligar de uma lâmpada quando ela não está sendo efetivamente utilizada pode se tornar um hábito que no final das contas gera grandes resultados. No ambiente corporativo ou doméstico a conscientização sobre o uso racional e econômico da energia deve ser meta assimilada e entendida por todos os colaboradores do local. Somente assim, pode-se gerar um pensamento coletivo que, utilizando de forma mais consciente, o lucro não é só financeiro; mas também de formar um novo modo de encarar o uso consciente desse recurso que, nos dias de hoje, é imprescindível para todas as pessoas, nos seus mais diversos setores.

Sobre o Autor:

Imagem

Tiago Lima

Empresário, Engenheiro Eletricista, pós graduado em Energias Renováveis e pós graduando em segurança do trabalho, CEO Ecovoltz Engenharia - Energia Solar

  • Equipe Especializadas

    Quisque tellus risus, adipisci viverra bibendum urna.

  • Atendimento Eficiente

    Quisque tellus risus, adipisci viverra bibendum urna.

  • Comunicação Objetiva

    Quisque tellus risus, adipisci viverra bibendum urna.

  • Responsabilidade Social

    Quisque tellus risus, adipisci viverra bibendum urna.