Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.
Com base em situações vivenciadas como Consultor Empresarial, ao longo de quase 20 anos, elaborei nesse artigo, os 5 erros mais comuns cometidos por empresários após contratar uma consultoria.
Os 5 erros mais comuns cometidos pelos empresários após contratar uma consultoria.
Eu costumo dizer que a compra do projeto acontece antes mesmo do investimento financeiro realizado pelo cliente, o que aqui chamaremos de Patrocinador do Projeto. Damos esse nome pois o primeiro a comprar a ideia da mudança na empresa, deve ser ele, o dono do negócio. No entanto, é comum ver este empresário se deixar influenciar e perder a empatia com o projeto em razão da negatividade de pessoas próximas a ele.
Quando isso ocorre o Patrocinador do Projeto tende a depreciar as soluções apresentadas pela consultoria, disseminando isso, inconscientemente junto a sua equipe. O que torna praticamente impossível a manutenção daquele projeto ou até mesmo da continuidade do trabalho da Consultoria.
Não se assuste! Essa sensação por parte de alguns colaboradores é muito mais comum do que imaginamos e costuma ocorrer logo após os primeiros dias da chegada da Consultoria na empresa, pois alguns colaboradores tendem a se sentirem expostos. Afinal, a Consultoria é considerada como um corpo estranho e corpos estranhos não costumam ser bem-vindos. E tentar expeli-lo, faz parte do processo.
Ao longo desses anos trabalhando com consultoria, eu passei a classificar essa negatividade como:
Negatividade voluntária ou involuntária.
A Negatividade voluntária, como o próprio nome sugere, ocorre quando o colaborador se sente ameaçado e de forma intencional, resolve boicotar o projeto, tentando convencer o Patrocinador do Projeto e todos a sua volta de que nada ali dará certo. Nesse caso, a maturidade do consultor é fundamental para identificar, neutralizar e reestabelecer, de forma estratégica, as relações e continuidade do projeto.
Negatividade involuntária, assim como a primeira esse sentimento também, é muito comum, afinal o time executa as suas atividades, já algum tempo, e tem as suas próprias constatações de que o processo funciona e logo fazem sentirem-se seguros e confortáveis. Por isso, como consultor, evito dizer que estes colaboradores estão em uma zona de conforto. E corrijo dizendo que estão em uma zona de domínio e consequentemente de conforto. Também dependendo da maturidade do consultor, é possível perceber e estancá-la desde o início, o que trará a confiança e o engajamento do time para juntos promover a mudança.
Com base em situações vivenciadas com esta, ao longo de quase 20 anos como Consultor Empresarial, elaborei nesse artigo, os 5 erros, mais comuns, cometidos por empresários após contratar uma consultoria. São eles:
1 - Se achar incompetente;
Mesmo sabendo da real necessidade da contratação de um profissional especializado para auxiliá-lo na reestruturação do seu negócio, alguns empresários resistem em requisitar tal apoio, alegando medo em passar uma imagem distorcida perante os seus colaboradores o que pode denotar total despreparo e incompetente. Pois, para alguns, o medo de contratar ajuda é assinar o atestado de incompetência perante quem sempre esteve ao seu lado.
Essa situação pode ser resolvida, ainda mesmo, na anamnese, antes do fechamento do contrato. Cabe ao Consultor, estabelecer uma relação de confiança e detalhar o real papel, tanto da Consultoria quando do Patrocinador do Projeto.
2- Achar que sabe de tudo;
Contratar ajuda e desperdiçá-la pode ser um erro irreversível ou fatal!
Alguns empresários ao contratar uma Consultoria acham que estão brincando de “cabo de guerra” pois tentam provar, a todo custo, que entende do seu negócio mais do que qualquer outra pessoa no planeta. É sabido que apenas o CNPJ tem a perder com esse tipo de comportamento. É óbvio que o conhecimento do dono do negócio não deve ser desprezado. E é através deles que surgirão os questionamentos, ideias, pontos de melhorias e planos de ações.
3- Terceirizar as responsabilidades;
Muitas vezes a TCR (terceirização de culpas e responsabilidades) também está presente ao contratar uma empresa de Consultoria. Geralmente ela vem com a FALTA de FOCO e indisponibilidade do Patrocinador do Projeto e de seus colaboradores.
Não ser participativo ou estar alheio as ações deliberadas durante a execução do projeto resultam em uma dispersão de energia e consequentemente resultados ruins.
4- Demora na tomada de decisão;
Geralmente o trabalho de uma Consultoria inicia com um diagnóstico e consequentemente com os desdobramentos dos planos de ações. Entretanto, todo esse trabalho deve seguir um cronograma de trabalho o qual estará alinhado com o escopo do projeto.
Todas as ações deliberadas entre (Consultoria e Cliente) tem data de início e conclusão e devem ser obedecidas, rigorosamente, para que não haja impacto no cronograma final do projeto. Se o timing de tomada de decisão por parte do cliente for demorado, poderá comprometer o resultado final do Projeto.
5- Patrocínio Negativo
Patrocínio negativo é quando existe alguma insatisfação por quaisquer uma das partes, seja (Cliente ou Consultoria) e é publicitado junto aos envolvidos do projeto ou da empresa. Quando isso ocorre gera um descontentamento ocasionando uma desmotivação em massa de todo o time. E consequentemente o insucesso do projeto.
O intuito desse artigo não é apenas orientar o empresário a saber se comportar ao contratar uma empresa de Consultoria, mas sim o que NÃO SE DEVE FAZER ao contratar uma empresa de Consultoria.
Equipe Especializadas
Atendimento Eficiente
Comunicação Objetiva
Responsabilidade Social