Permitir Cookies

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.

Imagem

Ansiedade, o mal do século

Os aspectos causadores de transtorno de ansiedade são um reflexo da falta de bem-estar corporativo.

Você já deve ter ouvido em algum contexto a palavra “ansiedade”. Em matérias de jornais, em revistas, nas redes sociais, entre amigos e família e até no trabalho. Mas você já parou para pensar o significado dessa palavra e o quanto dela tem no seu dia a dia?

A ansiedade é um sentimento que nos acompanha desde o início da história da vida humana na terra. Nesse período pré-histórico ela servia para deixar o homo sapiens atento aos possíveis riscos de vida num cenário de natureza selvagem, desastres ambientais, fome entre muitos outros. Nosso organismo estava preparado para duas coisas o tempo todo: fugir ou lutar. Fugir de algum animal ameaçador, de alguma enchente, ou de um vulcão em erupção, ou escolher ficar e enfrentar o perigo, sempre na busca da sobrevivência. Ainda hoje temos arquivados nas nossas memórias, registros dessa vivência dos nossos antepassados que ficam localizados em nosso cérebro na parte mais primitiva. Por isso, mesmo passados muitos séculos, ainda hoje trazemos conosco esse sentimento de que algo ruim pode acontecer a qualquer momento.

A ansiedade por si só, não é algo ruim. Nos dias de hoje, nos ajuda também a nos mantermos seguros, a tomar decisões com prudência e nos dá a energia que precisamos para realizarmos coisas, como querer terminar uma graduação, aprender um idioma por conta de uma viagem, fazer um trabalho bem-feito, etc. Porém, a grande questão aqui é quando deixamos a ansiedade guiar nossas vidas e nossas escolhas, sempre pautados na ideia de que estamos correndo riscos ou estamos em perigo, ou então vivendo em pensamentos sobre o passado ou vivendo um futuro que ainda não chegou. Quando fazemos isso, estamos deixando de viver o presente, o único lugar que de fato, podemos sentir e agir. O medo que sentimos, muitas vezes não é real. São criações de nossa mente, baseados na ansiedade exacerbada sobre o futuro. Perigo ao contrário, é algo real. É algo sólido, vindo de uma situação que você pode estar passando naquele exato momento.

Tendo como base essas informações, é importante ressaltar que é normal ter ansiedade, pois faz parte de nós como seres humanos e é preciso conhecer a ansiedade para poder controlá-la e não deixar que ela tenha o controle sobre nós! Boas soluções para o controle da ansiedade é fazer exercícios físicos regulares, ter uma alimentação equilibrada, prática de Yoga e meditação, ler um bom livro, cercar-se de boas companhias e aproveitar os prazeres simples que a vida nos oferece, como estar em contato com a natureza. É vivendo no presente que podemos construir um futuro mais próximo do que desejamos. Tentar abrir mão do controle e entender que de nada adianta viver de passado ou futuro: o dia de hoje é o nosso verdadeiro presente!

Sobre o Autor:

Imagem

Milena Araújo

Instrutora de Yoga, com certificação internacional pelo Instituto de Kaivalyadhama (Índia), pós-graduada em Administração de empresas e formada em Turismo e Hospitalidade

  • Equipe Especializadas

    Quisque tellus risus, adipisci viverra bibendum urna.

  • Atendimento Eficiente

    Quisque tellus risus, adipisci viverra bibendum urna.

  • Comunicação Objetiva

    Quisque tellus risus, adipisci viverra bibendum urna.

  • Responsabilidade Social

    Quisque tellus risus, adipisci viverra bibendum urna.