Permitir Cookies

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.

Imagem

A importância do sono para nosso dia a dia e sua relação com a alimentação

A qualidade do sono é tão relevante quanto a quantidade de horas dormidas

Que o um sono de qualidade e em quantidade adequada é importante para o corpo e a saúde nos sabemos, isso faz parte do conhecimento popular, e muitas vezes sentimos na pele alguns dos efeitos da privação de sono no nosso dia a dia.

Mas a necessidade de sono vai muito além da recuperação física, quando dormimos também fazemos os ajustes dos nossos hormônios e é quando fechamos os nossos circuitos de memória e aprendizado. Muitas pessoas acreditam que a qualidade do sono está ligada apenas ao número de horas dormidas, mas existe também o aspecto qualitativo, que é tão relevante quanto. Hoje sabemos que a necessidade de sono de um indivíduo para o outro pode variar de 4 a 10 horas por dia.

E para manter uma boa qualidade de sono alguns aspectos podem contribuir de forma significativa:

1- Rotina: o corpo humano adora rotina, se você estabelece uma rotina, onde normalmente se deita para dormir sempre no mesmo horário isso favorece a regulação do seu sono.

2- Ambiente: Para que o sono se estabeleça, estar em um ambiente o mais tranquilo possível é importante. Antes de dormir busque fazer algo que provoque relaxamento (escute música; leia algo agradável; tome um chá; etc.). Evite nesse momento situações de muito estímulo ou estresse.

3- Luz e temperatura: A regulação do sono depende da redução da luz e da queda da temperatura do corpo. Por isso vale a pena próximo do sono reduzir as luzes do ambiente ou mesmo permanecer em um ambiente escuro bem como arejado, para facilitar a redução do calor do corpo.

4- Nutrição: A alimentação que antecede o sono deve ser leve e não ter grandes volumes. Refeições mais densas devem ser feitas pelo menos 3 horas antes de deitar-se. O trabalho digestivo aumentado interfere no fluxo sanguíneo e atrapalha a qualidade do sono.

Lembre-se que nosso é sempre um reflexo do que fazemos com ele diariamente. Portanto, se queremos um corpo saudável e um cérebro ativo, precisamos cultivar hábitos que favoreçam esses aspectos.

Sobre o Autor:

Imagem

João Paulo Mendes

Formado em Nutrição pela UFBA e Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva pelo IPGS-RS. Atualmente, dedica-se ao atendimento clínico de atletas e esportistas, além de pessoas com interesse em cuidar da saúde e da estética. Atua também como professor universitário em cursos de Nutrição e Educação Física em todo o Brasil, e como professor de cursos de Especialização também por todo país. Realiza trabalho de Consultoria Nutricional Esportiva com empresas relacionadas ao esporte e suplementação, visando o desenvolvimento de novos produtos, treinamento de equipes e planejamento nutricional de grupos de atletas

  • Equipe Especializadas

    Quisque tellus risus, adipisci viverra bibendum urna.

  • Atendimento Eficiente

    Quisque tellus risus, adipisci viverra bibendum urna.

  • Comunicação Objetiva

    Quisque tellus risus, adipisci viverra bibendum urna.

  • Responsabilidade Social

    Quisque tellus risus, adipisci viverra bibendum urna.